top of page
  • Tiago Mendes

Riocentro abre as portas para a 40ª edição da Bienal do Livro

Atualizado: 6 de set. de 2023

Painel “A transformação do Jeremias na Turma da Mônica” foi o destaque de sábado (2)


Repórter: Tiago Mendes

Editora: Larissa Mafra


Bienal do Livro comemora 40 anos nesta edição - Foto: Brasil de Fato

Na última sexta-feira (1/9), teve início a 40ª edição comemorativa da Bienal Internacional do Livro. Um dos maiores eventos literários do Brasil, a Bienal ocorre no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e se encerrará no dia 10 de setembro. Mais de 300 autores brasileiros e estrangeiros participam de sessões de autógrafos, mesas-redondas, palestras e debates.


O painel “A transformação do Jeremias na Turma da Mônica” foi o destaque no segundo dia do evento e contou a presença de atrações como Jefferson Costa, quadrinista e ilustrador; Rafael Calça, escritor, roteirista e ilustrador; Sidney Gusman, editor e jornalista especializado em quadrinhos e Milena Souza, produtora de conteúdo. Durante a palestra, os convidados debateram sobre a releitura do personagem Jeremias, da famosa série de gibis, Turma da Mônica.


Diego Calça e Jefferson Costa palestrando na Estação Plural - Foto: Tiago Mendes

Graças ao projeto Graphics MSP, o personagem Jeremias passou por uma releitura na sua história, ganhando maior profundidade em seu enredo e deixando de ser apenas um coadjuvante nos gibis da Turma da Mônica, tornando-se protagonista em suas próprias histórias.


As histórias de Jeremias são escritas e ilustradas, respectivamente, por Rafael Calça e Jefferson Costa. Ambos palestraram sobre temas como racismo, ancestralidade e igualdade nas histórias de Jeremias. Sendo ambos autores negros, tinham muito a discutir sobre como isso foi importante para proporcionar visibilidade, representatividade e profundidade às histórias em quadrinhos, que geralmente são voltadas ao publico infantil e não abordam questões sociais.


A discussão dos palestrantes foi profunda e reflexiva, abordando como suas experiências e superações pessoais serviram para escrever os novos contos do personagem. Essas histórias foram premiadas com o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinhos em 2019.


Os autores mencionaram que ainda tem muitas ideias e histórias para contar com Jeremias, mas que é difícil contar tudo em algumas páginas de um gibi. Por isso, Rafael e Jefferson buscam expandir essas histórias para o mundo audiovisual. Em 2019, na Comic Con Experience (CCXP), anunciaram que a história de Jeremias ganharia uma série live-action, mas devido à pandemia de Coronavírus, o projeto teve que ser pausado.


A Bienal do Livro estava de casa cheia neste sábado e promete ficar ainda mais movimentada nos próximos dias. Hoje (3), a atração principal será uma entrevista com a autora norte-americana Holly Black, que publicou mais de 30 obras de fantasia, incluindo o best-seller ”O príncipe cruel”.

Comments


bottom of page