Com o vestibular chegando, cursos gratuitos ou acessíveis são alternativas para ingressar na faculdade
Repórter: Fernando Melo
Editor: Bernardo Monteiro
Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra que 87% das 100 escolas com melhores médias do Enem, principal forma de adentrar em universidades públicas, eram particulares. Isso retrata um cenário geral de que os alunos de escolas públicas e com baixa renda precisam correr por fora na competição por uma vaga. Desta forma, opções de cursos acessíveis como Sintuperj e Invest, podem ser um caminho viável para os estudantes que farão o vestibular da Uerj, que acontece dia 4 de Dezembro, e que não tenham boas condições financeiras.
Criado em 1998, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), apresenta o seu próprio preparatório dentro da Uerj para quem quer fazer o ensino superior. A mensalidade custa em torno de R$65 reais para servidores e R$130 para externos, porém, o valor pode variar entre 50% e 100% caso solicite bolsa por hipossuficiência. Letícia Xavier da Costa, estudante de Ciências Sociais, conta sua experiência no curso: “ Eu não pagava nada e era realmente muito bom, tinha diversos simulados que me ajudaram demais a entrar na Uerj. E por ser dentro da universidade, eu fui me habituando com o ambiente antes mesmo de começar a fazer Ciências Sociais”.
Já o Invest, pré-vestibular também criado em 1998 e com o objetivo de atender a população de baixa renda na cidade, também é uma opção. Localizado em Botafogo, para participar é preciso estar concluindo ou já ter concluído o Ensino Médio e ter renda familiar per capita bruta inferior a 1 salário mínimo e meio.
É cobrado uma taxa somente para a realização do processo seletivo, custando 20 reais, enquanto o restante do curso é gratuito. Jonathas Gouveia da Rocha, hoje estudante de jornalismo na Uerj, mostra gratidão por ter feito a preparação lá: “ Tive que fazer algumas provas para passar na seleção, mas quando entrei lá foi uma experiência única. Foi realmente algo importantíssimo que me ajudou a ingressar na faculdade que sempre quis fazer”.
Comments