Aproximadamente 40% dos idosos no Brasil sofrem com alguma doença crônica que pode ser controlada com a prática de exercícios
Repórter: Estefani Andrade
Edição: Bernardo Monteiro
A prática de atividade física, além de trazer uma melhor qualidade de vida para essa população, também auxilia na prevenção de doenças. Michelle Rocha, professora de educação física, afirma que os exercícios físicos são cruciais para ajudar a reduzir os riscos de doenças crônicas em pessoas acima de 60 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 40% dos idosos possuem uma doença crônica, como diabetes, hipertensão e artrite, e 29% possuem duas ou mais dessas doenças.
Michelle explica que manter uma rotina de atividades físicas na idade mais avançada causa um impacto positivo no bem-estar, traz benefícios para a saúde e pode ajudar a ter um controle com essas doenças: “Esses idosos hipertensos e diabéticos, por exemplo, que praticam exercícios, têm uma redução, e em alguns casos, até a suspensão de medicamentos. Eles têm um controle da pressão e da glicemia, o que já é um grande ganho para o cuidado com essas doenças”.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), pessoas acima de 60 anos devem praticar atividades físicas regularmente para evitar desenvolver problemas cardíacos e diabetes. O OPAS destaca ainda que os idosos devem fazer exercícios focados no fortalecimento muscular e no equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas e melhorar a saúde.
O carioca Francisco Sousa, de 63 anos, começou a praticar atividades físicas por recomendações médicas, depois de enfrentar um problema de saúde e ser diagnosticado com pré-diabetes e hipertensão. Ele afirma que não possuía o hábito de praticar exercícios, mas viu que adotar uma rotina fisicamente ativa era uma oportunidade de melhorar a sua saúde e de prevenir o desenvolvimento dessas doenças. "Com esses exercícios eu percebi que a minha pressão arterial está mais controlada e por enquanto eu consegui prevenir a diabetes".
Nessa faixa etária, a professora Michelle explica que são recomendados exercícios que auxiliem na preparação do corpo e da coordenação motora. A caminhada é uma das atividades mais indicadas pelos profissionais, seguida de alongamentos, dança, aulas de circuito funcional, ginástica e exercícios praticados na água. Segunda ela, é importante que esses idosos pratiquem exercícios pelo menos de duas a três vezes por semana.
Sousa relata que desde que começou a praticar semanalmente as atividades, elas trouxeram inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo: "Quando eu comecei a fazer exercícios durante duas vezes na semana, eu percebi que isso me ajudou muito. Hoje eu não sinto mais tantas dores nos joelhos e meu equilíbrio melhorou bastante".
Para ser fisicamente ativo na terceira idade, não é necessário gastar muito dinheiro. No Rio de Janeiro, programas gratuitos voltados para a atividade física dos idosos, como o Academia Carioca, buscam oferecer aulas acompanhadas de exercícios para esse público. O Programa é uma opção para os idosos que buscam ter uma vida ativa fisicamente.
O público pode realizar as atividades físicas nas unidades de saúde, e através do canal no YouTube do Programa Academia Carioca onde os profissionais gravam aulas seguindo uma metodologia indicada com foco no controle corporal e na segurança do aluno. A iniciativa que surgiu na pandemia para que os alunos não deixassem de praticar os exercícios durante a quarentena, segue até hoje, dando ao aluno mais uma opção de praticar as atividades do Programa em casa e pessoalmente.
Comments