top of page
Bruna Silva

Home office: conveniência com custo para saúde física

Fisioterapeuta alerta para os riscos de sedentarismo e má postura no trabalho remoto


Repórter: Bruna Silva

Editor: Gabriel Amaro


Falta de movimento e o jeito errado de sentar enquanto trabalha são os grandes culpados pelo aumento das dores no corpo de quem trabalha no home office - Foto: Freepik

O home office se tornou um modelo de trabalho adotado por muitos profissionais durante a pandemia de Covid-19. Essa transição tem provocado mudanças significativas nas rotinas, e afeta principalmente a saúde física. Uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelou que aproximadamente 50% dos trabalhadores em home office começaram a sofrer de dores nas costas durante o período de trabalho.


O trabalho remoto, apesar de sua conveniência — como a economia de tempo anteriormente gasto no trânsito e a flexibilidade de horários —, também pode contribuir para o aumento do sedentarismo. A nova rotina de permanecer horas sentado, frequentemente diante de um computador, trouxe desafios para aqueles acostumados com deslocamentos diários ao local de trabalho.


Essa mudança de hábito tem consequências físicas variadas, que vão desde dores musculares até problemas posturais. A fisioterapeuta Cláudia Santos alerta para os riscos do sedentarismo prolongado: “Ficar sentado o dia todo sem movimentar o corpo e com má postura são fatores que podem desencadear dores nas costas, pescoço e ombros, além de problemas mais sérios, como lesões musculares e articulares.”


Santos também aponta que o ambiente doméstico pode limitar a prática de atividades físicas, seja por falta de tempo ou por desmotivação. Ela enfatiza a importância de adotar uma rotina de exercícios e alongamentos diários para quem trabalha de casa. “Movimentos simples podem fazer uma grande diferença para aliviar a tensão, melhorar a circulação e manter a flexibilidade durante o trabalho em casa”, diz a fisioterapeuta.


Ana Clara Lima, de 34 anos, trabalha no modelo home office desde 2021. Ela começou a sofrer de dores nas costas, um problema atribuído à má postura adotada por permanecer sentada na mesma posição por muito tempo: “Nesses últimos anos, eu comecei a sentir muitas dores nas costas. O médico me disse que era por conta da minha má postura por ficar sentada o dia todo na mesma posição. Agora, eu tento me exercitar pelo menos duas vezes na semana e tenho trabalhado na minha postura.”


André Oliveira, de 26 anos, também trabalhador remoto, conta que não tem a mesma disposição e produtividade de antes, além das dores que começou a sentir. Para combater esses efeitos, a fisioterapeuta sugere intervalos regulares no trabalho para focar na qualidade de vida, incluindo exercícios adaptados às necessidades individuais.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page