top of page
  • Juliana Nascimento

Debate entre as chapas que concorrem à reitoria da Uerj teve participação ativa do público presente

Atualizado: 7 de nov. de 2023

As propostas foram apresentadas em meio a batucadas, vaias e aplausos


Repórter: Juliana Nascimento

Editor: Miguel de Paula


Pavilhão João Lyra Filho, divulgação das chapas que disputam a reitoria da Uerj - Foto: Juliana Nascimento

As chapas que concorrem à reitoria da Uerj participaram do debate promovido pelo DCE, Sintuperj e Asduerj, na última segunda (30). A comunidade Uerjiana lotou a Capela Ecumênica para conhecer as propostas apresentadas. O ponto alto da sabatina foi a participação acalorada do público nas discussões que precedem as Eleições Gerais, que ocorrem entre os dias 7 e 9 de novembro.


Transmitido ao vivo pela TV UERJ, o debate contabiliza, até o momento, mais de 5 mil visualizações no YouTube. Intérpretes de Libras estiveram presentes durante todo o evento, em conformidade com a Lei 4578/20. Ainda pensando em acessibilidade, todos os concorrentes à reitoria e os respectivos vices fizeram autodescrição, informando suas características físicas e como estavam vestidos, para dar a pessoas cegas ou com baixa visão uma experiência mais inclusiva.


Clima de Estádio


A plateia se manifestou, vaiou, festejou, aplaudiu e também pôde direcionar suas perguntas aos concorrentes. Durante o pleito, interrupções da fala, principalmente das candidatas, foram recorrentes, o que ocasionou na retomada no tempo do cronômetro.


Durante as apresentações, que ocorreram por ordem de sorteio, já foi possível perceber que a torcida da chapa 30 era a mais animada, com direito a tambores, bandeirão e gritos de guerra. A chapa 10, mesmo que um pouco mais pontual em suas manifestações, estava enfeitada de balões amarelos e roxos, cores da campanha. Por outro lado, a chapa 20 foi a que parecia menos contagiada pelo clima quente do debate.


As entidades organizadoras fizeram perguntas para as chapas, o Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro) questionou sobre medidas para aprovar planos de salários, insalubridade e adicional noturno. Questões que envolvem transparência foram levantadas na pergunta da Asduerj (Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio Janeiro, e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) quis saber sobre medidas adotadas para manutenção e ampliação de programas de permanência estudantil.


Na rodada em que as chapas puderam fazer perguntas umas para as outras, temas centrais como avaliação do sistema de cotas, recursos para projetos, obras e pagamento de auxílio aos servidores aposentados foram discutidos amplamente. A temática deixou o debate mais acalorado, além das vaias, houve muita gritaria. Assim, o ápice da cerimônia ficou por conta do candidato Lincoln, da chapa 30, que fez a seguinte declaração em tom de repúdio: “Embora eu respeite as pessoas do gueto, não quero gueto aqui não”


Conheçam as chapas

Chapa 10: Gulnar Azevedo (à direita) e seu vice, Bruno Deusdará (à esquerda) - Foto: Reprodução/Redes sociais

Gulnar Azevedo se apresenta no debate dizendo que nunca imaginou ser reitora, mas considera que sua trajetória na Faculdade de Medicina da Uerj a preparou para ocupar o cargo. Juntamente com seu vice, Bruno Deusdará, ela garante que ouvir as reivindicações dos diversos setores da Uerj foi importante no processo de formulação das propostas.


Segundo Gulnar, a gestão atual não conseguiu garantir, sobretudo, transparência nos processos acadêmicos e administrativos. “A chapa 10, a Uerj é mais, quer ouvir a experiência de todos para criar uma Universidade pública, única, plural e inclusiva”, diz a candidata.


Gabi Carvalho Fausto, de 18 anos, acredita que a chapa 10 representa os estudantes: “Ela está realmente lutando por um plano estadual de permanência estudantil. Não só pelas bolsas, mas para garantir o bandejão em todos os câmpus, uma reforma estrutural nas Universidades, e também lutar pelo Cap Uerj”, diz a estudante de Letras.


Chapa 20: Maria Isabel (à direita) e seu vice, Jacques Dias (à esquerda) - Foto: TV UERJ

“Renova Uerj, a única que faz oposição às claras”, declara Maria Isabel, candidata a reitora. Segundo ela, a chapa 20 é independente de interesses privados ou político-partidários. Seu vice, Jacques Dias, trouxe um resumo das principais propostas, que incluem atualização do Estatuto da Uerj, criação de um Plano de Desenvolvimento Institucional, implantação do Plano de Cargos e Carreira, atendimento integral à saúde, e orçamento participativo que garanta transporte, moradia estudantil e auxílios pagos em dia.


Olesia Milioni está há muitos anos trabalhando com a candidata Maria Isabel e, por ter construído uma relação de admiração e respeito, vota na chapa 20: “Ela tem valores éticos que vão fazer diferença na reitoria, e apoiá-la é querer o melhor para a Uerj”, destaca a servidora técnico-administrativa.


Chapa 30: Mario Carneiro (à esquerda) e seu vice, Lincoln Tavares (à direita) - Foto: Reprodução/Redes sociais

Mario Carneiro e Lincoln Tavares, concorrem à reeleição com a proposta de ampliar os programas de pesquisa e extensão em todos os segmentos, valorizando os servidores públicos. Entre vaias e aplausos, destacaram o trabalho feito ao assumirem a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2020. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, declaram terem realizado o maior investimento em inclusão da história da Instituição, e que foram responsáveis pela incorporação de mais de 1500 funcionários. “A chapa 30, Uerj que muda vidas, quer levar essa Universidade a um outro patamar”, afirmou o candidato a reitor, Mario Carneiro.


A servidora Glorya Ramos, mesmo hesitante por não querer falar com nenhum representante ou votante da chapa 10, respondeu porque considera que a chapa 30 é a melhor opção: “Estou farta dessas chapas com um olhar colonial ou assistencialista. Tem que ver se essa chapa branca tem gente preta para colocar na sua gestão, ou vão botar gente branca na superintendência para falar o que os pretos querem? A chapa 10 está mentindo, não estão falando toda a verdade da administração e ainda incentivam a guerra entre os estudantes. Mas é isso, a resposta que vamos dar a eles [chapa 10] é a vitória da chapa 30”, afirma a professora adjunta da Uerj.


Eleições Gerais 2024 - 2027


A nova Reitoria para o quadriênio vai ser escolhida por alunos, professores e técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A Eleição Geral ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro. Além de votar para os cargos de reitor e vice-reitor, a comunidade acadêmica também vai eleger os novos diretores dos Centros Setoriais, das Unidades Acadêmicas, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj) e da Rede Sirius de Bibliotecas. Confira o calendário no site oficial da Uerj.



32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page