top of page
  • Miguel de Paula

Contratos de estádios no RJ têm gerado grande discussão entre os clubes cariocas

Vasco precisou levar o seu jogo para o Estádio Nilton Santos, já que havia um imbróglio judicial para que o cruzmaltino jogasse no Maracanã


Repórter: Miguel de Paula

Editor: Bernardo Monteiro


Contra o Fluminense, os gols marcados pelo time cruz-maltino foram de Praxedes, Gabriel Pec (duas vezes) e Vegetti. Marcelo e Lima fizeram para o tricolor das laranjeiras - Foto: Reprodução

No clássico contra o Fluminense, o Vasco se viu pressionado a mandar o jogo no Estádio Nilton Santos, devido aos imbróglios judiciais para levar o jogo a São Januário. A opção inicial seria o Maracanã, mas devido às relações conturbadas com as diretorias de Flamengo e Fluminense, que administram o estádio, o Gigante da Colina ficou sem outra opção.

Vasco e Fluminense se enfrentaram no dia 16 de setembro (sábado), jogo válido pela 23° rodada do Brasileirão 2023. O duelo terminou em 4 a 2 para o Gigante da Colina, mas uma disputa chamou atenção antes da bola rolar. O Vasco havia sido punido por conta dos conflitos de torcedores no jogo contra o Goiás em junho de 2023. O STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o clube com uma multa de R$60 mil e com 4 jogos de portões fechados em São Januário.


Passados dois meses, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro interditou novamente o estádio, alegando perigos para a comunidade moradora nos arredores da arena. Com isso, mais uma vez os torcedores vascaínos ficaram impedidos de assistir o seu time do coração. Com o fim da punição no início de agosto de 2023, o Vasco batalhou para contar com o público presente em seus jogos.


A diretoria tentou acordo com o Poder Público para mandar o jogo contra o Fluminense em São Januário, porém não houve a liberação por parte do judiciário. Em razão disso, os dirigentes buscaram uma alternativa para mandar seu jogo no Rio de Janeiro e com torcida.


A primeira tentativa foi com o Maracanã, entretanto com as portas fechadas do Jornalista Mário Filho em virtude da recuperação do gramado, os vascaínos receberam mais uma negativa. Por conta disso, surgiu uma outra opção: jogar no Nilton Santos.


Para isso, o Vasco precisava da liberação do Botafogo (gestor do estádio) e assim, mandar o seu jogo no local. Mas, o torcedor carioca questionou: Por que o Vasco precisa dessa permissão para jogar no Niltão, enquanto no Maracanã não precisaria de uma? A resposta é encontrada na burocracia envolvendo as concessões dos Estádios, que são diferentes. O jornalista e especialista na área de estádios e o consumo esportivo, Irlan Simões, considerou:


“O Maracanã saiu de uma concessão privada, de uma empresa, para a concessão de Flamengo e Fluminense. Nela, é prevista uma igualdade de termos para o rubro negro e o tricolor carioca. O Botafogo recebeu o direito de gerir e usar o Nilton Santos em outra época” - afirmou Irlan.


O “Engenhão” (nome popular do Estádio Nilton Santos) é gerido pelo Botafogo, de acordo com o edital da Prefeitura do Rio de Janeiro lançado em 2007. Nesta licitação, não é prescrito qualquer tipo de cessão a outros times do Rio, apenas em casos de eventos de escala maior (Olimpíadas, Copa do Mundo, entre outros). Em outras palavras, é necessário uma liberação mediante ao gestor do Niltão para mandar os seus jogos no local, havendo uma data disponível.

O Vasco da Gama já atuou 62 vezes no Estádio Nilton Santos e venceu 21 jogos - Foto: Reprodução

Com relação ao Maracanã, Flamengo e Fluminense estão divididos igualmente por meio de uma concessão privada, o TPU (termo de permissão de uso), caso haja datas disponíveis. Desse modo, tendo disponibilidade, ambos os administradores não podem vetar nenhum clube de jogar no Estádio Jornalista Mário Filho.


São dois modelos distintos, para o Niltão há um edital público que concede ao alvinegro a assumir o estádio, não estando escrita uma liberação imediata a outro clube. Com o Maracanã, havendo datas disponíveis, deve haver uma concessão em termos iguais. Os vascaínos aproveitaram a boa relação com o Botafogo e fizeram um acordo para pagar o aluguel do Nilton Santos e mandar seu jogo no palco. Assim, o clássico contra o Fluminense foi realizado no estádio localizado em Engenho de Dentro (bairro do Rio de Janeiro).


O Vasco tem seu próximo compromisso em São Januário contra o São Paulo, no dia 7 de outubro, já podendo contar com seus apoiadores.

Comments


bottom of page