top of page
  • Diego Figueiredo

Brasil enfrenta grande desafio para a vaga direta nos jogos olímpicos

Atualizado: 6 de set. de 2023

Seleção masculina de basquete precisa ficar entre as duas melhores das Américas para garantir a vaga direta para as Olimpíadas de Paris 2024


Repórter: Diego Figueiredo

Editor: Bernardo Monteiro


O camisa 10, Tim Soares, somou 37 pontos na primeira fase do torneio - Foto: FIBA


Nesta última quarta-feira, 30, terminou a 1° fase da fase de grupos da Copa do Mundo de Basquete da FIBA. O Brasil, que enfrentou a Costa do Marfim na última rodada, garantiu a sua classificação com a segunda vaga do grupo G junto da Espanha, que terminou a primeira fase de forma invicta. A segunda fase começa hoje e vai até 3 de setembro em um formato com novos grupos, com os dois classificados de cada um dos grupos da fase anterior. Confira o novo grupo do Brasil:


Brasil terá 2 seleções invictas como adversárias na segunda fase - Foto: Diego Figueiredo


No grupo L, o Brasil enfrentará um confronto direto, o Canadá, e a surpresa do torneio, a Letônia. Do outro lado, Estados Unidos e República Dominicana são os favoritos de seus grupos e devem avançar para as Quartas de Finais. Confira o calendário do Brasil.


1 de Setembro

Brasil x Canadá, 10h30.

3 de Setembro

Brasil x Letônia, 6h45.


De acordo com o regulamento olímpico, para conquistar uma vaga direta para os jogos olímpicos, a seleção brasileira precisa estar entre as duas melhores seleções americanas em toda a competição. O Brasil terá a concorrência da República Dominicana, Porto Rico, Canadá e Estados Unidos em uma corrida por apenas duas vagas diretas. Três desses quatro adversários estão invictos no torneio e são favoritos para chegarem até a final.


Caso a seleção brasileira não consiga a classificação nesta segunda fase, o sonho do Brasil de figurar nas Olimpíadas de Paris não acaba. Por estar entre as 16 melhores seleções do mundial, ainda terá o Torneio Pré-Olímpico que distribui as quatro últimas vagas para os jogos olímpicos. A competição contará com 24 seleções divididas em quatro grupos de seis times e o primeiro colocado de cada um dos grupos garantirá vaga para os jogos olímpicos de Paris. As datas da competição ainda não foram divulgadas.


A última aparição do basquete brasileiro foi nas Olimpíadas de 2016 quando recebeu a vaga por ser o país sede. Para os Jogos de Tóquio, em 2020, o Time Brasil ficou perto de se classificar chegando à final do Pré Olímpico. Apesar disso, perdeu a decisão para a Alemanha e ficou de fora dos jogos.


Comments


bottom of page